Congresso Nacional

Congresso Nacional

quarta-feira, junho 23, 2010

Porque tantos impostos?

O cenário econômico brasileiro atualmente é muito bom se considerarmos alguns acertos do setor público no que diz respeito à política cambial e só. A inflação no Brasil está sob controle, em compensação o governo gasta como um louco em projetos ruins e sem retorno, principalmente na questão social onde o dinheiro é “gasto” e não aplicado. O contribuinte que paga impostos faz uma doação a um recebedor ineficiente, que na verdade precisa de oportunidades e não de doações. Embolsar algo facilmente sem ter que trabalhar, pensar, evoluir para isso é um retrocesso terrível.
Como não existe milagre quando se fala em economia, a conta é paga mais uma vez por nós, que temos que arcar com um juro absurdo, astronômico para rolar os títulos da divida do governo. Isso acontece assim: Imagine uma conta de adição e subtração com seu salário, agora pense que o salário do governo é a arrecadação e que com esse dinheiro dos impostos ele tem que pagar todos os funcionários(isso inclui deputados, senadores, seus respectivos funcionários e muitos outros), manter funcionando os órgãos públicos, etc. Vamos supor que falte dinheiro para honrar todos seus compromissos, então o governo emite títulos de sua dívida, quer dizer, você empresta seu recurso e em troca recebe os juros, que são calculados através da taxa Selic, que é também a base para cobrança de juros de todos na economia. O governo mantém essa taxa de juros alta para atrair investidores e assim financiar sua dívida, e o contribuinte paga por isso novamente quando empresta recursos para comprar um carro, uma casa, um eletrodoméstico e por aí vai.
Em suma, pagamos altos impostos, pagamos juros absurdos porque os recursos são gastos de forma errada. Os impostos são altos porque os gastos são altos e assim se forma um circulo vicioso!
Quando estamos com o orçamento doméstico apertado, o que fazemos? Será que é tão difícil assim economizar, ou falta um pouco de vontade?

Nenhum comentário: