Congresso Nacional

Congresso Nacional

quarta-feira, abril 29, 2009

Os juros mais baixos da história

Desde a criação da nossa taxa básica de juros a SELIC, (sendo simplório, é a taxa que remunera os titulos da divida publica) 10,25% é o menor patamar. Isso significa entre outras coisas, que o país está em condições de dizer a investidores que seu risco de calote é baixo ou nulo e que está disposto a pagar apenas essa remuneração anual pela sua divida, já que ela é medida pela quantidade de titulos emitidos. Os grandes clientes do governo são os bancos, que por sua vez nesse momento de baixa remuneração desses papéis vão dinamizar ainda mais seus investimentos e colaborar para que a economia fique mais robusta expandindo o credito a empresas e pessoas fisicas, com taxas mais atrativas que proporcionarão maiores investimentos oriundos da iniciativa privada. O fato é que neste momento em especial a redução aguda dos juros se deu pela pressão da sociedade e pelo momento economico mundial critico que estamos atravessando, com retração forte na demanda das familias e que afeta toda a cadeia produtiva, comportamento esse típico de um cenário de crise.
É bom para o governo, para a sociedade, para as empresas do crédito e vai sem duvida afetar positivamente a economia logo de imediato, pois tentativa de criação de um cenário de crescimento economico e a sinalização do Banco Central que não irá permitir uma retração tão forte na demanda, já que a inflação está longe de ser um problema.
As crises são responsáveis por nos mudar para melhor, as instituições que sobrevivem se fortalecem, as pessoas aprendem e os "rearranjos" derivados desses movimentos iluminam e nos direcionam para novos horizontes e novas expectativas!!!

Nenhum comentário: